Boxe Para Mulheres Como Mecanismo de Bem-Estar e Defesa

 A atividade física é um caminho importante para uma vida mais saudável –física e mentalmente.

Para além desse cuidado com o corpo e mente, o boxe oferece aos seus praticantes uma outra ferramenta muito útil: a capacidade de defesa, e pode ser utilizado por grupos sociais historicamente violentados, como as mulheres.


O boxe é um esporte que oferece diversos benefícios: melhora o condicionamento físico, trabalha coordenação motora, concentração, agilidade, resistência cardiovascular, fortalece os músculos, reduz estresse e ansiedade, queima calorias e acrescenta muitos outros retornos positivos.

Quando uma mulher pratica boxe, ela está dando a si mesma a oportunidade de ter bem-estar e habilidades para se defender, se necessário, já que, no Brasil, por exemplo, a cada seis minutos, uma mulher sofre estupro, segundo o Anuário de 2024, que aponta ainda que 55,6% do total dessas vítimas são mulheres negras.


O boxe não é somente para defesa, mas em um país que frequentemente violenta mulheres, ele se torna uma opção extremamente relevante para o cuidado da saúde física e mental. É bem estar e autoproteção. É hobby e cuidado. É atividade física e preparo.

Para viver numa sociedade que impõe às mulheres papéis carregados de sobrecargas visíveis e invisíveis, de esforços pouco remunerados e/ou não remunerados (trabalho doméstico, trabalho de ofício, trabalhos de cuidado com idosos e/ou crianças e adolescentes, etc). Diante de tudo isso e de outros desafios que cercam as mulheres, o boxe se mostra como um aliado, ajudando a aliviar suas vivências cotidianas de diversas maneiras.

Você já considerou praticar boxe?

No mês de outubro, devemos lembrar do cuidado com a saúde e a prevenção ao câncer de mama, sem esquecer de cuidar também da saúde mental.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Poetisas Pretas Contemporâneas Que Todos Deveriam Ler

Vozes Femininas No Reggae

3I/Atlas: Por Que Não O Estamos Vendo?