Artistas Sáficas Na Diversidade Das Artes

 A arte é vasta e diversa, bem como a própria vida é rica em diversidade. Dentro dessa riqueza de conteúdos, há espaço para todo tipo de artista.

Hoje, proponho conversar com você sobre artistas sáficas das mais diversas artes. Vamos bater esse papo?

É louvável que hoje possamos ter muito mais representatividade do que muitas gerações anteriores sequer poderiam imaginar. Isso significa que estamos caminhando e conquistando nossos espaços.

Por exemplo, na música, atualmente, temos conseguido expandir nossa lista de artistas sáficas, que outrora, a exemplo da dimensão nacional, se resumia apenas em nomes como as icônicas Ana Carolina, Adriana Calcanhotto e Maria Bethânia, por exemplo. De fato, foram e seguem sendo referências para nós e nossas lutas. Contudo, é necessário que, conforme o tempo vai caminhando, tenhamos novos nomes reforçando nossas causas e apoiando a nossa comunidade com a levada de diálogos sobre nossas vivências à sociedade.

Vamos ver alguns exemplos de artistas sáficas, que em diversas áreas da arte entregam esse trabalho árduo de representar e dialogar, contribuindo para a normalização das nossas vivências e existências:


MÚSICA:

Em âmbito nacional, temos: Carol Biazin, Bárbara Labres, Ludmilla, Marina Lima, Anitta, Ana e Vitória (da dupla AnaVitória), todas atuam como cantoras e compositoras.

Em âmbito internacional, temos nomes como: Billie Eilish, Kehlani, Hayley Kyoko, Zolita, Katy Parry e outras, todas cantoras e compositoras.

*lembrando que são apenas alguns nomes da lista que só cresce em representatividade.


AUDIOVISUAL:

Em âmbito brasileiro, temos nomes como: Priscila Pugliese, como diretora de séries, uma das fundadoras da Ponto Ação (empresa independente de audiovisual LGBTQIAPN+); Natalie Smith, que também é uma das fundadoras da Ponto Ação, atuando como diretora e atriz; Ingrid Pedrosa, atriz, roteirista, pintora; Natália Rosa, atriz; Sofia Starling, atriz; 

Em âmbito mundial: Kristen Stewart, que é atriz e diretora; Angelina Jolie, grandiosa atriz; Lady Gaga, que é atriz e cantora; Renée Rapp, atriz e cantora; Freen Sarocha e Becky Armstrong (casal FreenBecky), atrizes e cantoras famosas pelas séries GAP the series e The Loyal Pin; Faye Peraya, atriz, cantora, cabeleireira e empresária e outras.


LITERATURA:

No cenário brasileiro: Raissa Amorim, que é poetisa, autora, contista, resenhista e música (inclusive, autora da obra O Respeito Que Merecemos, que em contos, aborda vivências LGBT+ e incentiva o respeito a todas as pessoas); Natália Sodré, autora; Yasmin Mahmud Kader, autora; Bia Ferreira, poetisa, música e cantora; Ryane Leão, autora e poetisa; Cidinha da Silva, autora e poetisa; Elayne Baeta, autora.

Em cenário internacional: Hayley Kyoko, que além de cantora também é escritora; Chao Planoy, autora de diversas novels adaptadas no audiovisual (incluindo GAP the series e Blank); Englatine, autora.


ARTES PLÁSTICAS:

Nesta categoria, alguns nomes não atuam nesses dias, mas suas obras são tão importantes que permanecem sendo fortemente citadas, então manteremos o enaltecer a essas artistas.

No cenário brasileiro: Beatriz Paiva e Marília Oliveira, que com a cara e a coragem de representar e usar o afetar para o bem da nossa comunidade, criaram artes louváveis e acertadas, conseguindo levar diálogo para a sociedade através da arte.


Em âmbito internacional: Zanele Muholi, que, no sul da África ousou ser potência com sua arte; Hannah Roemer; Jade Marra; Laura Aguilar; Camila Svenson.


*É importante salientar que todas essas artistas sáficas citadas no texto atuaram num passado recente ou atuam nos dias de hoje sendo explícitas sobre o amor sáfico em suas artes. Isso é: elas citam o amor sáfico, as vivências sáficas e o diálogo, de alguma forma, com a sociedade através da arte, a fim de divulgar a normalidade de ser quem se é, de modo que isso não seja mascarado, ou seja, elas não escondem que essa é a pauta na arte e em suas vidas, também.


Gostou de saber sobre essa vasta representatividade que nossa comunidade sáfica vem construindo? Conta pra mim nos comentários! Até a próxima!


                  Raissa Amorim 

Autora, poetisa, resenhista, contista, música.

Contato: autoraraiss

aamorim@gmail.com 

Insta: @autora_raiy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Poetisas Pretas Contemporâneas Que Todos Deveriam Ler

Vozes Femininas No Reggae

3I/Atlas: Por Que Não O Estamos Vendo?