Leitura de Poemas Na Atualidade

 Numa era de imediatismo, pensamento rápido e raso para ser breve e respostas tecnológicas automáticas, a leitura, de modo geral, vem entrando em escassez no Brasil. E fazendo um recorte dentro da leitura, falando da leitura de poemas, especificamente, o cenário pode piorar.

Qual foi a última vez que você leu um poema? Você lembra sobre o que ele falava? Você já dedicou um poema a alguém?

Certo tempo atrás, era praxe a leitura de poemas. Declamar, dedicar ou apenas ler poemas já fez parte do cotidiano do nosso povo, mas com o passar do tempo e com as mudanças tecnológicas e de comportamento da sociedade perante as inovações do capitalismo, o direito de ler livros físicos e/ou poemas, lamentavelmente, tem se esvaído.


A maioria das pessoas trabalhadoras do nosso país não encontram tempo para lazer, e quando encontram, a leitura não está incluída na programação, por diversos motivos, mas, principalmente, porque essas pessoas já estão exaustas o bastante para não conseguir se concentrar numa leitura. Logo, nem pensam na opção de ler.

Entretanto, é necessário pensar sobre como acabamos desfavorecendo nosso próprio processo de conhecimento e crescimento. A leitura é uma atividade extremamente benéfica para nossa saúde e para nós enquanto pessoas, seres pensantes, que precisam de reflexão para crescer e que precisam de outros benefícios da leitura no cotidiano, como: foco, sono de qualidade, vasto vocabulário, exercício do senso crítico, entre muitos outros.


Quando entramos no contexto dos poemas, estamos falando também do trabalhar das emoções. Poemas têm a licença poética para nos dizer aquilo que modelos fechados em modos obrigatórios de escrita não conseguem. Poemas são capazes de – para além de todos os benefícios que você viu acima oferecidos por qualquer tipo de livro/leitura – abraçar aquilo que você passa interiormente, aquilo que você não pode explicar, mas pode sentir. Poemas continuam sendo essenciais a nossa alma, e nós devemos, na atualidade de imediatismo, ter a coragem de ler versos que nos tocam. Devemos ter a coragem de não permitir mais que nos neguem esse direito! A leitura de poemas continua sendo essencial!


Entendendo a importância da acessibilidade a poemas, em meu perfil do aplicativo de poemas Meu Poema (@autora_raiy) há mais de 160 poemas de minha autoria liberados gratuitamente para que qualquer brasileiro tenha acesso a versos de qualidade.

Também no perfil do Instagram (@autora_raiy) eu libero alguns poemas de tempos em tempos.

Agora você sabe onde encontrar poemas gratuitos. Que tal ler?




           Raissa Amorim 

Autora, poetisa, resenhista, música.

Contato: autoraraissaamorim@gmail.com 

Insta: @autora_raiy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Poetisas Pretas Contemporâneas Que Todos Deveriam Ler

Vozes Femininas No Reggae

3I/Atlas: Por Que Não O Estamos Vendo?