Jogos MOBA e Players Femininas
Os jogos do tipo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)¹ vêm ganhando cada vez mais espaço nos tempos livres de brasileiros de todas as regiões. Para além do Brasil, no âmbito mundial também há uma crescente de players nesses jogos.
Pesquisas recentes apontam que as mulheres não são mais minoria nos jogos, especialmente jogos MOBA.
A Pesquisa Game Brasil 2025 aponta que 53,2% do público que joga é mulher.
Jogos são para pessoas, ainda que boa parte deles tenha sido criada pensando em agradar e prender o público masculino, que por um tempo foi maioria em videogames e outros jogos. Contudo, estamos avançando e desenvolvedores estão percebendo presença maior de mulheres nos jogos. Hoje, especialmente, estamos falando do tipo MOBA, mas é importante mencionar que a crescente feminina em todos os tipos de jogos vem sendo cada vez mais percebida e até mesmo comemorada.
Muitas players de MOBA estão conseguindo um bom espaço no entretenimento jogando. Muitas fazem lives transmitindo suas partidas e até mesmo jogando com seus seguidores, enquanto outras entram em times de e-sports profissionais e ganham espaço de respeito dentro de um contexto de mais seriedade nos jogos, perpassando partidas por diversão e entrando em terreno profissional.
O saudoso Champions Legion (CL), primeiro jogo MOBA brasileiro e acessível, foi um grande impulsionador de players femininas nesse tipo de jogo. As personagens mais fortes em algumas categorias eram femininas e havia um grande incentivo do jogo para que mulheres se sentissem acolhidas nesse espaço, o que deu muito certo, porque em determinado momento, as mulheres passaram a ser maioria.
Outros jogos MOBA de grande relevância mundial (como o Mobile Legends e o LOL, entre outros) também registram maior participação feminina, mas precisam aprender com o legado do Champions Legion. Não basta receber o público feminino, é preciso oferecer espaço seguro para elas, visto que ainda há muitas condutas machistas, assediadoras e misóginas nesses espaços. Precisa-se organizar chat de texto e de voz e punir eventuais atos de desrespeito (não só contra mulher, mas todo tipo de preconceito).
Apesar dos pesares, estamos vencendo barreiras e conquistando cada vez mais nossos espaços. Claro que ainda precisamos avançar, mas cada passo dado ainda é um passo. Não estamos estacionadas, estamos buscando o que é nosso, inclusive o direito de jogar o que quisermos, quando quisermos. Que a categoria MOBA continue evoluindo!
*¹A tradução de MOBA para português é: Arena de Batalha Multijogador Online.
Raissa Amorim
Poetisa, autora, música, resenhista.
Contato: autoraraissaamorim@gmail.com
Insta: @autora_raiy
Comentários
Postar um comentário