Quem É Raissa Amorim?

É sempre uma alegria imensa para todos os artistas quando estes conseguem um espaço de fala, não só para expressar o que vem apenas de si, mas também –e principalmente–, para a sua ou as suas artes. Neste blog, eu me sinto num cantinho acolhedor, como numa roda de amigos, onde o intuito é trocar conhecimentos, ideias e também se divertir aprendendo juntos. Os textos deste blog são escritos em uma linguagem acessível e, por vezes, descontraída, e aí, a partir desta informação, eu começo a me apresentar.
Sou Raissa Amorim, música, poetisa e autora independente. Natural da melhor cidade do país, mais conhecida como Salvador, da Bahia. Estou na casa dos vinte e poucos anos neste ano de dois mil e vinte e cinco (2025).
Eu comecei a escrever poemas na adolescência, mas eu jamais imaginaria que um dia eu iria compartilhar meus versos com alguém. Creio que a maioria dos poetas pensam assim, ao menos, inicialmente.
Mas chega o dia da revelação pra todo mundo. Uma hora a gente se descobre ou é descoberto. Ou ambos. E se for pra tocar pessoas com nossa arte, que bom! Se for pra levar reflexão e conhecimento, que bom! Se for pra divertir e se expressar, que bom!

Eu uso as minhas artes pra tudo isso, e uma das coisas que eu prometi para mim mesmo, foi que a linguagem das minhas artes precisa ser acessível às pessoas, principalmente àquelas que, por diversos motivos, só entendem a mensagem que é passada com uma linguagem menos formal que outras. Desde então, os meus poemas e e-books têm sido disponibilizados em plataformas de leituras digitais acessíveis e, em sua grande maioria, de modo gratuito. Então, temos, em minhas obras: linguagem acessível, gratuidade para ler a maioria e plataformas de fácil acesso.

Em 2020, durante a pandemia, eu disponibilizei o e-book de poemas “Poesias Das Águas Internas”, que foi bem recebido pelos meus amigos e colegas, além de algumas professoras. O que eu não esperava era que pessoas que eu não conhecia também fossem ler e gostar. Isso me impulsionou, e aí vieram mais obras: “Asas Poéticas”, “As Tristezas do Eu Lírico”, “Vidas Marcadas: Contos de Terror e Suspense”, “Poemas Para Emily”, “O Respeito Que Merecemos”, “Vida de Emoções” (este, escrito na adolescência e publicado em memória e homenagem à adolescente que já fui) e o mais recente, “Porre de Poesia”. Se artistas independentes fossem valorizados em nossa sociedade, eu estaria com um financeiro legal por ter feito tanta obra, né? (risos)

Atualmente, além de ser escritora freelance (escrevo textos para blogs, posts, etc.), faço betagem (leitora beta), reviso e corrijo textos (para contratar um serviço meu, entre em contato com autoraraissaamorim@gmail.com), compartilho, em meu perfil literário do insta, @autora_raiy, resenhas de livros, de GLs; de HQs; textos autorais; poemas autorais; indicações de livros; e trago também, para este mundinho, algumas coisas do mundo nerd de que gosto, como heróis/heroínas, HQs, mangás e por aí vai. Junto tudo e distribuo periodicamente no perfil. Agora também conto com este blog, onde posso compartilhar textos de diversos temas diferentes, buscando conectar eles às áreas que abraçam poemas, livros, audiovisual e vivências.

Falar sobre representatividade também é muito importante pra mim, principalmente como mulher preta, periférica, artista e bissexual. Juntando tudo isso, fica clara a potência que carrego comigo, independente de qualquer coisa.
Então, isto é parte de quem é Raissa Amorim, a autora Raiy (@autora_raiy).



                 Raissa Amorim 

         Autora, poetisa e música.
Contato: autoraraissaamorim@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Poetisas Pretas Contemporâneas Que Todos Deveriam Ler

Vozes Femininas No Reggae

3I/Atlas: Por Que Não O Estamos Vendo?