O Respeito Que Merecemos: A Importância de Leituras Como Esta

O Respeito Que Merecemos, obra de contos, lançada em 2021, no mês do orgulho, na plataforma Wattpad (acesso gratuito), é composta por histórias de vivências de pessoas LGBTQIAPN+.

Numa sociedade historicamente cruel com a comunidade LGBTQIAPN+, é necessário que realizemos uma reflexão sobre como temos buscado nos reconstruir. Sabemos que LGBTfobia é crime; sabemos também que fomos todos ensinados a agir com preconceito, mas temos hoje a consciência de que este é um comportamento negativo e deve ser corrigido. Temos feito isso? Se sim, de que forma?

O Respeito Que Merecemos, em uma linguagem popular e clara, traz alguns episódios comuns do dia a dia de milhões de pessoas LGBTQIAPN+ pelo mundo, especialmente no Brasil.

A obra já começa com a história de Michele, que relata sua rotina corrida e os desafios que enfrenta diariamente, tentando não deixar comentários maldosos afetarem tanto seu relacionamento com Geovana, sua namorada há quatro anos. Na estória, Michele conta alguns episódios lesbofóbicos que vivenciou em ambientes de lazer, como na praia; em ambientes públicos como nos ônibus e na rua. A personagem se questiona de forma interessante em vários momentos do conto, como neste trecho:

“Quando o beijo alheio passou a ser interesse de pessoas que não estão envolvidas no beijo? Se o beijo não é em você, para quê se incomodar?”

O final deste conto surpreende o leitor positivamente pela reação de Michele, depois que ela faz uma reflexão profunda sobre essas vivências e sobre como ela deseja viver a partir disso.

Ainda nesta obra, a estória do Arthur, homem gay que é personal trainer e estava prestes a entrar numa grande academia de boxe específica desejada por ele como amante do esporte. Arthur não é aceito pelo simples fato de ser gay. Antes de ser visto a se despedir do seu noivo com um beijo, Arthur era bem recebido nos ambientes de esportes, porque até então não sabiam que ele é gay. Isso mudou por causa de uma simples demonstração de afeto para com uma pessoa que divide a vida há anos com ele.

Em um ano, podemos fazer várias leituras. Se dentre todas as leituras que podemos fazer em um ano, nós dedicassemos 1 destes livros para entender pessoas que sofrem com nossas “brincadeiras” e nossos maus comportamentos, como pessoas LGBTQIAPN+, pessoas negras, PCDs, etc., jamais estaríamos normalizando trends lgbtfóbicas, negacionistas e racistas na internet, por exemplo. Somos a geração da diversidade, que deve respeitá-la e aprender com ela também.  É importante que leiamos este tipo de livro porque desta forma, ouvindo, lendo e vendo essas vivências, podemos entender melhor e assim corrigir a parte que nos cabe, deixando o preconceito para trás e nos permitindo respeitar o novo e crescer com ele de alguma forma.

Leia O Respeito Que Merecemos em:


                           Raissa Amorim 

                   Música, poetisa e autora. 

Contato: autoraraissaamorim@gmail.com
Insta: @autora_raiy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Poetisas Pretas Contemporâneas Que Todos Deveriam Ler

Vozes Femininas No Reggae

3I/Atlas: Por Que Não O Estamos Vendo?